"...Construir um momento único é uma tarefa difícil, agradar a todos, talvez impossível. Porém, é preciso superar obstáculos; esquecer incompreensões e omissões; partilhar do erro para crescer e continuar; buscar algo de bom no apoio de uns, nas descrenças de outros, nas discriminações de alguns, para edificar um desejo. O importante é não desanimar e seguir em frente, sempre..."

domingo, 28 de fevereiro de 2016

A Cor da Faixa


Após alguns anos de estudos, chega a hora da cerimônia de colação e grau. Um momento único e especial para os estudantes, familiares e amigos.
A beca é o traje oficial dos formandos na Colação de Grau, composta por um manto que cobre o corpo e uma faixa na cintura, que simboliza a cor do curso. A classificação da cor da faixa está ligada à área do conhecimento, porém, pode variar de acordo com o estado do formando.
A faixa azul corresponde à inclusão de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas. A cor verde é referente às Ciências Exatas e da Terra e Ciências Biológicas. A cor vermelha é usada para as Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística e Artes, conforme terminologia adotada pelo Censo Educacional do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Geralmente, as cores adotadas para as faixas são:
Amarela/Dourada: Farmácia e Bioquímica;
Azul Celeste: Arquitetura e urbanismo;
Azul: Administração, Ciências Biológicas, Comunicação, Economia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Informática, Jornalismo, Psicologia e Publicidade e Propaganda;
Bordô: Ciências Contábeis e Odontologia;
Lilás: História, Letras e Pedagogia;
Verde: Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Estética, Fisioterapia, Medicina, Veterinária, Nutrição e Serviço Social;
Vermelha: Direito.
Além dos formandos, as autoridades da mesa solene também usam a beca, conforme a hierarquia e representatividade. Já o capelo é colocado na cabeça na hora da colação de Grau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário